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Resistor de Frenagem

Resistor de Frenagem

Resistor de Frenagem

Resistor de Frenagem

A propriedade do resistor de frenagem de dissipar calor pode ser usada para desacelerar um sistema mecânico. Esse processo é chamado de frenagem dinâmica e esse resistor é chamado de resistor de frenagem dinâmica (ou simplesmente resistor de frenagem). Para desacelerar um motor elétrico, a energia cinética é transformada novamente em energia elétrica. Desse modo, essa energia é dissipada usando um resistor de potência. A frenagem dinâmica pode ser reostática, bem como,  regenerativa. Na frenagem reostática, a energia é dissipada como calor em um resistor. Na frenagem regenerativa, a energia elétrica é realimentada no sistema. A última opção geralmente tem um custo mais alto. Os resistores de freio são usados ​​para sistemas de movimento (pequenos), mas também para grandes construções, como trens ou bondes. Uma grande vantagem sobre os sistemas de frenagem por fricção é o menor desgaste e desaceleração mais rápida, por exemplo.

Vantagens dos resistores de frenagem dinâmica sobre a frenagem por fricção:

Menor desgaste dos componentes;
Controle a tensão do motor dentro de níveis seguros;
Frenagem mais rápida de motores CA e CC, bem como;
Menos serviço necessário e maior confiabilidade.

Características

Frenagem elétrica de motores assíncronos

É feita através de sistemas eletromecânicos ou gerando um conjugado que se opõe à rotação do motor.

Frenagem por Contra-Corrente

Este tipo de frenagem é obtido pela inversão do sentido da corrente circulante no motor, o que caracteriza, assim, o surgimento de correntes elevadas.

Frenagem Reostática

Neste tipo de frenagem o induzido ou armadura (rotor) do motor é desligado e conectado a uma resistência de carga. Desse modo a máquina funciona como gerador, utilizando a energia cinética armazenada no conjunto mecânico.

Frenagem Regenerativa

A máquina que está inicialmente funcionando como motor passa a ser acionada pela carga a uma velocidade superior à do funcionamento, a força eletromotriz torna-se maior que a tensão de alimentação. Desse modo, a corrente de armadura muda de sentido e a máquina passa a operar como gerador, podendo a energia resultante ser armazenada ou devolvida à rede.

Especificações

Existem diversos tipos e modelos de resistores de frenagem. O resistor ideal para cada aplicação vai variar de acordo com alguns fatores, como a potência do motor, a inércia da carga, o tempo de parada, o número de ciclos de parada, entre outros. Ou seja, são diversos fatores que interferem no funcionamento correto do sistema e que são característicos de cada situação.

A INVERTRONIC Soluções realiza serviços em resistores de frenagem com diversidade em sistemas e alto padrão de qualidade.

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