Redes Industriais
Redes industriais são formas de comunicação automatizada para gerenciar os processos industriais. Podem ser utilizados equipamentos como: atuadores, computadores, máquinas, bem como, sensores e interfaces.
Eles transmitem informações, compartilhando dados entre si. Esta tecnologia pode ser adaptada para cada empresa.
Desse modo, tal controle de informações torna-se necessário visto o grande fluxo de atividades realizadas diariamente na indústria.
Funcionamento das Redes Industriais:
Para ter uma planta industrial eficiente, é muito importante a coleta de dados. Todo sistema de controle industrial necessita dessa ação para processar variáveis e realizar acionamentos como abertura e fechamento de válvulas, por exemplo.
Existem duas maneiras para fazer a coleta: a primeira é uma forma menos utilizada hoje em dia, com um meio físico para cada acionamento.
Ou seja, em uma fábrica havia um número elevado de cabos para fazer acionamentos individuais de cada dispositivo.
A segunda maneira de coletar, mais apropriada, é a partir de uma rede de comunicação, que necessita de poucos cabos para fazer os acionamentos.
Assim, um meio físico praticamente único trabalha com diversas variáveis, formando uma rede industrial.
As redes industriais podem atuar em diferentes níveis, desde o chão de fábrica até os setores administrativos. Elas servem para interligar diversos equipamentos que executam tarefas automatizadas.
Vantagens:
Há inúmeras vantagens de trabalhar com uma rede de comunicação na indústria. A comunicação em rede facilita, reduz custos e gera confiabilidade em todas as etapas do processo produtivo.
Com o uso das redes industriais, obtêm-se benefícios como por exemplo:
Diagnóstico de problemas em tempo real, possibilitando a correção rápida de desvios e falhas decorrentes da produção;
Redução de tempos ociosos e de parada;
Diminuição de gastos com energia e instalações elétricas, bem como;
Gerenciamento remoto;
Aumento de produtividade e de qualidade na fabricação, com o processo industrial fluindo melhor – graças à troca de informações rápida e ágil.
Além disso, a fábrica torna-se mais segura, já que atividades mais complexas são realizadas por equipamentos, e não mais por mão de obra humana.
Principais Redes Industriais
Nas redes industriais existem vários protocolos que transportam os dados. Cada um tem suas características específicas.
Também possuem determinado número de camadas que realizam as ações necessárias para transportar os dados.
Como, por exemplo:
Sensorbus
Este protocolo de comunicação leva dados de atuadores e sensores digitais aos CLPs (Controladores Lógicos Programáveis).
Geralmente transmite dados de baixas dimensões. Comunica-se rapidamente com dispositivos por meio de sinais discretos. Cobre pequenas distâncias.
Devicebus
As redes do tipo Devicebus interligam os controladores industriais. Transmitem dados em formato de bytes e cobrem distâncias de até 500m.
Muito usadas com servo motores e outros equipamentos escravos.
Fieldbus
Aceita um nível maior de transmissão de informações, bem como, parâmetros e programas.
É capaz de conectar um número maior de equipamentos, a distâncias também maiores.
Este protocolo contém as camadas OSI – sigla em inglês para Open System Interconnection (Sistema Aberto de Interconexão).
Rede Ethernet
Amplamente utilizada, esta tecnologia é considerada simples, eficiente e de baixo custo. Ela aceita atuar com diversos protocolos de comunicação.
Além do uso industrial, também é bastante adotada em âmbito doméstico. Assim, trabalha enviando e recebendo pacotes de dados.
Necessita de componentes como switches, gateways e firewalls, entre outros. Este tipo de rede está em constante evolução.
A INVERTRONIC Soluções oferece serviços em redes industriais com excelente custo benefício e alto padrão de qualidade.
Atendendo a cada necessidade específica.
Deixe uma resposta