Eletropneumática
Caracterizada como uma grande evolução e refinamento da pneumática, a eletropneumática tem como base a energia elétrica e a própria energia pneumática. A eletropneumática também é uma área importantíssima no meio industrial, seja no hospital com os equipamentos hospitalares e clínicos, na área automotiva ou em qualquer outra que compartilhe deste sistema eletropneumático.
A eletropneumática pode ser definida como uma tecnologia ligada à geração, controle e distribuição de potência, que faz uso de fluidos comprimidos/pressurizados como “combustível”.
Ou seja, o sistema eletropneumático é uma “fusão” da eletricidade e da pneumática, duas grandezas essenciais para a área industrial, permitindo o controle de movimentos e forças através da interação dessas grandezas.
De forma simplificada, o sistema eletropneumático visa controlar as forças e movimentos da pneumática através de elementos de entrada, bem como, processamento e saída de sinais, controladores lógicos ou outros componentes de comandos elétricos.
Como muitas tecnologias, a eletropneumática possui algumas vantagens e desvantagens, como por exemplo:
Vantagens
Resistência a ambientes hostis;
Redução dos custos operacionais;
Segurança e redução no número de acidentes;
Incremento da produção com investimentos relativamente pequenos;
Robustez dos componentes pneumáticos, bem como;
Simplicidade de manipulação;
Facilidade de implantação.
Desvantagens
Velocidades muito baixas são difíceis de ser obtidas com o ar comprimido devido às suas propriedades físicas
O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto
O ar é um fluido altamente compressível, portanto, é impossível se obterem paradas intermediárias e velocidades uniformes
A pressão máxima de trabalho dos componentes pneumáticos é de 1723,6 Kpa, portanto, as forças envolvidas são pequenas comparadas a outros sistemas.
Circuito Eletropneumático
O sistema eletropneumático possui um circuito:
Suprimento de Ar: O ar pressurizado ou comprimido é acumulado, na maioria das vezes, por um compressor e passa por um secador, a fim de reduzir a sua umidade.
Elementos de Sinal: Fornecem informações contínuas sobre o andamento das operações que estão sendo realizadas para os elementos de processamento de sinais.
Processamento de Sinais (EPS): Recebem as informações dos sensores elétricos e as combinam com a sequência de operação, produzindo o acionamento elétrico para a próxima etapa.
Elementos de Comando: Recebem o acionamento elétrico e o executam, acionando os elementos de trabalho. Contatores, válvulas pneumáticas e relés são exemplos de elementos de comando.
Elementos de Trabalho: Acionados pelos elementos de comando, transformam a energia pneumática e a energia elétrica em outros tipos de energia como a energia mecânica por exemplo. Motores pneumáticos, motores elétricos e cilindros são exemplos de elementos de trabalho.
Aplicações
– Clínicas
– Freios de ônibus e caminhões
– Criações de movimentos mecânicos rotativos, angulares e lineares
– Pinturas
– Sistemas pneumáticos.
A INVERTRONIC Soluções é uma empresa que trabalha com alto padrão de qualidade e rapidez em todos os serviços que executa, entre eles o desenvolvimento de circuitos eletropneumáticos.
Especializada em equipamentos e dispositivos para automação industrial, todos os seus serviços e produtos seguem os padrões de qualidade exigidos.
Deixe uma resposta