Descrição
Inversor de frequência WEG CFW500 10a 3cv 220v Monofásico/Trifásico
Primeiramente, é importante falar o porque o Inversor de Frequência CFW500 10a 3cv recebe esse nome. O mesmo é nomeado assim pela maneira que ele faz a variação de giro do motor trifásico.
Ele transforma a corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável, controlando assim a potência consumida pela carga através da variação da frequência entregue pela rede. Assim também, oferecendo flexibilidade e excelente custo benefício.
A frequência oferecida pela rede estipula a velocidade síncrona do campo elétrico, do mesmo modo, onde o motor trabalha.
Se a frequência for maior, consequentemente a velocidade do motor também será maior, mas se a frequência for menor, a velocidade também será menor.
Com isso, é possível, por exemplo, controlar a velocidade do motor e a frenagem direta sem a necessidade de freios mecânicos, além de diversas formas de programação que podem ser feitas de acordo com a necessidade da indústria.
Especificações do Inversor de Frequência CFW500
– Versão: Sem Filtro RFI Interno e com Módulo Plug-In CFW500-IOS Incluso
– Tensão de alimentação (para a rede): 220v / Para redes monofásicas e trifásicas, bem como:
– Tensão de saída (para o motor): 220 / Para motores trifásicos
– Tamanho: B (199mm x 100mm x 160mm)
– IGBT de Frenagem: Interno Incluso
– Corrente nominal de saída: 10 A
– Potência (para motores de até): 3 cv, bem como:
– Potência (para motores de até): 2,2 kW
– Frequência de saída: 0 a 500 Hz, resolução de 0,1 Hz
– Grau de Proteção: IP20
– Modelo: CFW500B10P0B2DB20.
Entradas do CFW500-IOS Incorporado
– 1 Entrada analógica isolada (aceita potenciômetros externos)
– 4 Digitais Isoladas.
Saídas do CFW500-IOS Incorporado
– Analógica
– Digital Relé
– Digital Transistor
Redes Fieldbus do CFW500-IOS Incorporado
– 1 Porta RS485
Aplicações para o Inversor de Frequência CFW500
– Extrusoras
– Esteiras transportadoras
– Mesas de rolos
– Ventiladores / Exaustores
– Bombas Centrífugas
– Granuladores / Paletizadores
– Máquinas de corte e solda
– Secadores / Fornos rotativos
– Bombas dosadoras e processos
– Agitadores / Misturadores
– Filtros Rotativos
– Bobinadores / Desbobinadores
Importante
– Em caso de aplicações para painéis solares, este inversor não irá servir. Para esse tipo de aplicação existem modelos específicos, como, por exemplo, os inversores solares. Este inversor de frequência WEG é um acionamento de motores elétricos trifásicos, desse modo, precisam ser alimentados por energia elétrica.
– O Inversor de Frequência CFW08, por ter saído de linha, pode ser substituído pelo CFW500 em suas aplicações, que é um modelo mais recente. Antes de mais nada, verifique as características técnicas do CFW500 na descrição para comparar a compatibilidade de potência, tensão, corrente e alimentação.
Usar um inversor de frequência CFW500 pode causar diversos benefícios como, explorar o funcionamento do motor e condições não descritas nas suas características construtivas, por exemplo.
Além disso, você terá mais flexibilidade de velocidade com segurança e precisão. Dessa forma, é possível controlar a velocidade do motor sem grandes perdas de torque, aceleração suave por meio de programação, frenagem direta no motor sem necessidade de freios mecânicos e diversas outras maneiras de programação de velocidade, dependendo das suas necessidades.
Sendo assim, concluímos que o inversor é um importante dispositivo utilizado nos projetos de automação industrial que tem como foco melhorar a produção reduzindo gastos e evitando quebras no maquinário com sua utilização.