Resistor de Frenagem
A propriedade do resistor de frenagem de dissipar calor pode ser usada para desacelerar um sistema mecânico. Esse processo é chamado de frenagem dinâmica e esse resistor é chamado de resistor de frenagem dinâmica (ou simplesmente resistor de frenagem). Para desacelerar um motor elétrico, a energia cinética é transformada novamente em energia elétrica. Desse modo, essa energia é dissipada usando um resistor de potência. A frenagem dinâmica pode ser reostática, bem como, regenerativa. Na frenagem reostática, a energia é dissipada como calor em um resistor. Na frenagem regenerativa, a energia elétrica é realimentada no sistema. A última opção geralmente tem um custo mais alto. Os resistores de freio são usados para sistemas de movimento (pequenos), mas também para grandes construções, como trens ou bondes. Uma grande vantagem sobre os sistemas de frenagem por fricção é o menor desgaste e desaceleração mais rápida, por exemplo.
Vantagens dos resistores de frenagem dinâmica sobre a frenagem por fricção:
Menor desgaste dos componentes;
Controle a tensão do motor dentro de níveis seguros;
Frenagem mais rápida de motores CA e CC, bem como;
Menos serviço necessário e maior confiabilidade.
Características
– Frenagem elétrica de motores assíncronos
É feita através de sistemas eletromecânicos ou gerando um conjugado que se opõe à rotação do motor.
– Frenagem por Contra-Corrente
Este tipo de frenagem é obtido pela inversão do sentido da corrente circulante no motor, o que caracteriza, assim, o surgimento de correntes elevadas.
– Frenagem Reostática
Neste tipo de frenagem o induzido ou armadura (rotor) do motor é desligado e conectado a uma resistência de carga. Desse modo a máquina funciona como gerador, utilizando a energia cinética armazenada no conjunto mecânico.
– Frenagem Regenerativa
A máquina que está inicialmente funcionando como motor passa a ser acionada pela carga a uma velocidade superior à do funcionamento, a força eletromotriz torna-se maior que a tensão de alimentação. Desse modo, a corrente de armadura muda de sentido e a máquina passa a operar como gerador, podendo a energia resultante ser armazenada ou devolvida à rede.
Especificações
Existem diversos tipos e modelos de resistores de frenagem. O resistor ideal para cada aplicação vai variar de acordo com alguns fatores, como a potência do motor, a inércia da carga, o tempo de parada, o número de ciclos de parada, entre outros. Ou seja, são diversos fatores que interferem no funcionamento correto do sistema e que são característicos de cada situação.
A INVERTRONIC Soluções realiza serviços em resistores de frenagem com diversidade em sistemas e alto padrão de qualidade.
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